Como instalar o Chrome Remote Desktop no Windows
Antes de usar o Chrome Remote Desktop, verifique se o navegador Google Chrome está instalado em seu computador. Siga estas etapas para instalar o Chrome Remote Desktop:
- Abra o Google Chrome e acesse .
- Faça login com sua conta do Google.
- A ferramenta oferece dois tipos de conexões remotas: Acesso remoto a um computador e Suporte remoto.
- Selecione "Suporte remoto" se você deseja permitir acesso temporário ao seu computador para fornecer suporte remoto a outra pessoa. Clique em "Compartilhar esta tela" e siga as instruções para baixar e instalar a extensão do Chrome Remote Desktop.
- Selecione "Acesso remoto" se você deseja acessar seu dispositivo remotamente pela web. Clique em "Gerar código" para permitir o acesso ao desktop do seu computador. O programa gerará um código de acesso que você deve fornecer à pessoa que deseja se conectar ao seu computador.
- A pessoa que deseja se conectar ao seu computador deve acessar e inserir o código na opção "Conectar a outro computador". Eles precisarão ter a extensão do Chrome Remote Desktop instalada.
- Uma janela com a conta do Google que está tentando se conectar ao seu computador aparecerá. Confirme a conexão clicando em "Compartilhar".
- Agora, a pessoa remota poderá ver sua área de trabalho em seu navegador e interagir com você. Existem algumas opções para melhorar o trabalho na sessão remota no menu lateral direito. Você também pode ativar a sincronização da área de transferência remota, mas, para isso, a extensão do Chrome Remote Desktop deve estar instalada.
- Você pode encerrar a conexão a qualquer momento clicando em "Parar compartilhamento".
Como acessar um computador remotamente usando o Chrome Remote Desktop
O método de suporte remoto usando o Chrome Remote Desktop descrito acima implica ter uma pessoa do outro lado que gera um código de acesso e confirma uma conexão remota. No entanto, o Chrome Remote Desktop também pode funcionar no modo de acesso não assistido (quando não há ninguém próximo ao computador). Veja como configurar o acesso a um computador remoto com Windows usando o Chrome Remote Desktop pela web:
- Você também precisará instalar o arquivo chromeremotedesktophost.msi. Abra o Chrome Remote Desktop, vá para "Acesso remoto" e clique em "Ativar".
- Insira o nome do computador. Por padrão, o nome do host é usado, mas você pode alterá-lo para identificar o computador com mais facilidade.
- Crie um código PIN (com pelo menos 6 números) para se conectar e clique em "Iniciar".
- Se você esquecer seu PIN, poderá definir um novo apenas localmente. A instalação do Chrome Remote Desktop Host (remoting_native_messaging_host.exe) com as opções específicas será iniciada. Confirme a instalação.
- Depois disso, na página inicial do Chrome Remote Desktop, você verá que uma conexão remota ao seu computador está permitida (status online). Aqui você também verá uma lista de dispositivos nos quais você configurou o acesso remoto.
- Clique no computador desejado e insira o código PIN.
- Você será conectado ao seu computador remoto e verá sua área de trabalho.
- Para ver a área de trabalho em tela cheia, ative a opção "Tela cheia" no painel direito do cliente.
- Você pode baixar/enviar um arquivo do/para o computador remoto usando a opção "Transferência de arquivos" no painel direito.
- O Controle de Conta de Usuário (UAC) funciona corretamente na conexão remota, e a sessão não é interrompida quando a solicitação aparece. Se você deseja acessar seu computador 24 horas por dia, desative o modo de suspensão nas configurações de gerenciamento de energia do Windows.
- Todas as sessões remotas do Chrome Remote Desktop são protegidas usando criptografia SSL e AES 256.
- Para estabelecer uma conexão remota no Windows, um serviço separado é criado: o Chrome Remote Desktop Service (chromoting). Você pode obter informações sobre o serviço com o PowerShell usando o seguinte comando: Get-WmiObject win32service | ?{$.Name -like 'chromoting'} | select Name, DisplayName, PathName| Format-List.
- Você também pode exibir o conteúdo do arquivo JSON e ver a conta do Google à qual o dispositivo está vinculado, o nome do dispositivo e o ID do cliente usando o seguinte comando: Get-Content "C:\ProgramData\Google\Chrome Remote Desktop\host.json".
- Existem alguns parâmetros de registro que você pode usar para gerenciar o Chrome Remote Desktop. Por exemplo, se você não deseja que um usuário local veja o que você está fazendo em seu computador, ative o modo de cortina. Para fazer isso, configure os seguintes parâmetros de registro (para Windows 10 e 11):
HKLM\Software\Policies\Google\Chrome\RemoteAccessHostRequireCurtain = 1
HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\fDenyTSConnections = 0
HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\WinStations\RDP-Tcp\UserAuthentication = 0
HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\WinStations\RDP-Tcp\SecurityLayer = 1
Você também pode usar o seguinte comando para configurar esses parâmetros:
reg add HKLM\Software\Policies\Google\Chrome /v RemoteAccessHostRequireCurtain /d 1 /t REG_DWORD /f && reg add "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server" /v fDenyTSConnections /d 0 /t REG_DWORD /f && reg add "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\WinStations\RDP-Tcp" /v SecurityLayer /d 1 /t REG_DWORD /f && reg add "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\WinStations\RDP-Tcp" /v UserAuthentication /d 0 /t REG_DWORD /f && net stop chromoting && net start chromoting
Para permitir a conexão ao computador apenas a partir da rede local (e para usuários conectados à rede local usando VPN), defina HKLM\Software\Policies\Google\Chrome\RemoteAccessHostFirewallTraversal = 0
no registro.
Para se conectar a um computador usando o Chrome Remote Desktop, você não precisa executar o Google Chrome nele ou configurar o logon automático com uma conta de usuário. Após a conexão, você sempre acessará uma sessão de console. Se você vir uma tela de login e uma lista de contas locais do Windows, poderá selecionar qualquer conta para fazer login.
Certifique-se de que as seguintes portas estejam abertas no Windows para conexões do Chrome Remote Desktop:
- Tráfego UDP de saída
- Respostas UDP de entrada
- TCP 443 (HTTPS)
- Porta TCP/UDP 3478 (STUN)
Se você deseja negar o acesso remoto a computadores usando o Chrome Remote Desktop, pode criar entradas falsas de A/CNAME para os seguintes hosts em seu servidor DNS interno:
- chromoting-oauth.talkgadget.google.com e chromoting-client.talkgadget.google.com: bloqueia o tráfego de saída de seus computadores para clientes remotos usando o Chrome Remote Desktop.
- chromoting-host.talkgadget.google.com: bloqueia o acesso remoto a computadores em sua rede.
Com essas informações, você está pronto para usar o Google Chrome Remote Desktop para acessar seus computadores remotamente ou fornecer suporte remoto a outras pessoas. Aproveite os recursos avançados desta ferramenta e desfrute da conveniência de acessar seus dispositivos de qualquer lugar.